11 março 2011

Reviver a Tradição

    Com o objectivo de reviver tradições e transporta-las para os tempos de hoje, o CRDA levou a cabo um jantar convívio de “Bola de Milho”, cozida no tradicional forno a lenha da D. Laurinda do “Ferreiro”.
     E tal como antigamente se fazia, começou-se por peneirar a farinha de milho para uma gamela e escaldou-se com água a ferver. Deixou-se arrefecer um pouco e amassou-se, misturando então a farinha de trigo e o fermento. Depois de bem amassada ficou a levedar junto do calor (forno). Por fim, preparou-se a bola com os ingredientes (sardinha, bacalhau, farinheira, chouriça e carne de porco) e meteu-se no forno bem quente com o auxílio da pá.
     Por volta das 20 horas saíram as primeiras bolas para regalo dos presentes.
     Esta actividade não seria possível sem a ajuda de pessoas voluntárias. Desde logo a D. Laurinda que com os seus 79 anos orientou todo o processo, desde o aquecimento do forno até à confecção das bolas, amparada pela sua filha Maria Odete, e pela D. Maria do Patrocínio. A lenha foi oferecida pelo Sr. Albino Martins e a farinha foi moída pelos pais da Elisabete Madeira. O nosso muito obrigado.

Sem comentários: