22 novembro 2010

História do Futebol em Abrunhosa do Mato

1. O Início do Futebol na Abrunhosa

            Num artigo intitulado “A origem do futebol na Abrunhosa”, do jornal Notícias da Beira, de 12 de Janeiro de 1996, em que o Sr. Manuel Luís Costeira com a ajuda do Sr. Manuel Nunes da Fonseca (Flor), recordam os pioneiros do futebol na nossa aldeia.
            Segundo o Sr. “Flor”, terá sido por volta dos anos de 1923/24, do século passado, que os jovens da época resolveram formar a primeira equipa de futebol em Abrunhosa do Mato.
            Foram eles: Vitor Trindade, os irmãos António e Aurélio Nunes Azevedo, António Joaquim Nunes e Albino Lopes Lourenço. A estes juntaram-se depois, António Trindade, António Almeida (Romão), Feliz Ribeiro, Adelino Miguel, Bernardino Cabral, Adelino Rodrigues, Artur Costa e Artur da Ferreira.
            Esta primeira equipa de futebol foi então baptizada com o nome de Abrunhosense Futebol Clube, e combinavam jogos com outras equipas para os fins-de-semana, utilizando este desporto para conviverem entre si. Os jogos na Abrunhosa realizavam-se num pequeno campo onde mal cabiam os jogadores, situado onde hoje é a Rua das Rosas.
            O primeiro jogo teve como adversário os da Póvoa da Rainha e o resultado foi de 0 – 0. De seguida foram à Póvoa de Cervães e perderam 1 – 0.
            Com o futebol já implantado, mas num campo de tão reduzidas dimensões, pediu-se autorização aos proprietários limítrofes para se arrancarem algumas carvalhas e oliveiras e fez-se então o Campo dos Olivais, que chegou aos nossos dias, com uma ribanceira que, certamente, ainda hoje muitos se recordam.
            Para a inauguração do Campo dos Olivais, convidou-se o Ermida Futebol Clube de Mangualde que militava no Campeonato Distrital e o resultado foi de 7 – 1 a favor do Ermida. Muitos e bons jogos fez o Abrunhosense Futebol Clube, mas a equipa acabou por esmorecer, pois quase todos os jogadores emigraram.

Desenho: Cristina Amaral
            Por volta de 1928, formou-se uma nova equipa, graças ao Sr. Manuel de Almeida Monteiro, o qual tinha nesse tempo um pequeno comércio, hoje pertença do Sr. José Fernando (Jef). O Sr. Manuel não jogava mas era um apaixonado pelo futebol, e após algumas reuniões o futebol recomeçou, com o nome de Vitória Futebol Clube Abrunhosense.
            A equipa era então formada por: David Almeida, Leonido Fonseca, Manuel do Rodrigo, Manuel Nunes Azevedo, os irmãos Álvaro e Manuel Lopes (Sapateiro), António Martins, Aurélio, Augusto Oliveira, Flor, Álvaro e Armindo, filhos da Isabel do Ferreiro, José Maria Marques e Celestino Coelho. Não esquecendo o Sr. Aristides Duarte Ribeiro que fazia de técnico, preparador físico, massagista, enfermeiro…
            A partir de 1938, houve um novo declínio, novamente a emigração a ditar as suas leis, e o Vitória Futebol Clube Abrunhosense voltou a esmorecer.
            A todos estes briosos pioneiros que envergaram a camisola do Abrunhosense, aqui fica a nossa homenagem.

1 comentário:

Unknown disse...

Fantastica memoria,e é disto que precisamos,pois se perpetua a nossa historia.lembro que eu deixei um video feito por mim,em 1982,cujo conteudo pode enriquecer as nossas lembranças e saudades de algumas pesoas, que ja nao se encontram por aqui,entre elas o meu Pai,vale conferir.
verificar com minha irma Odete e as meninas, pois deixei com eles em 2007.
abraço com saudades de todos.Cralos