23 novembro 2010

História do Futebol em Abrunhosa do Mato

2. O Futebol na Década de 40

            Nos anos 40, formou-se, pelo que se diz, uma das melhores equipas de futebol de sempre na nossa terra. Inúmeras tardes de glória se viveram no Campo dos Olivais, nesse tempo rodeado de grandes carvalhas e oliveiras.
            A primeira fotografia da equipa de futebol da Abrunhosa, que nós tenhamos conhecimento, é dessa época, muito provavelmente do ano de 1943 (v. Foto). Todos os elementos, nascidos e criados na Abrunhosa, jogavam por amor à camisola, nessa altura amarela, por isso eram chamados de “Canarinhos”.
Foto: http://abrunhosa.blogspot.com/2008_05_01_archive.html
            Eram eles, da esquerda para a direita:
Em cima – António Lourenço (bandeirinha), Fernando Rodrigues (defesa), José Abrantes (defesa), Armando “ferrador” (capitão), Artur Aires (defesa), António Rodrigues (guarda-redes), Adelino Matias (defesa).
Em Baixo – António Rodrigues (ponta direita), António Saúde (mais tarde guarda-redes), Juvenal Marques (avançado centro), Vítor Martins, António Martins “canhoto” (o terror dos guarda-redes).

            Grande equipa apoiada por fervorosos adeptos, iam a pé, de bicicleta ou em camioneta apoiar o seu Vitória Futebol Clube Abrunhosense, exibindo os seus cânticos de incentivo:

Ao Domingo à tardinha
Abrunhosa e sua linha
Põe a bola a saltitar
Sr. árbitro vamos embora
Pois agora está na hora
Abrunhosa está a ganhar.

Olha o balão
Olha o balãozinho
Viva os de Abrunhosa
Que ganharam aos de Espinho.

            Entre 1940/48 a Abrunhosa, além de uma boa equipa de futebol, tinha também uma das melhores filarmónicas do concelho.
            A saída de muitos destes jovens para o Brasil e África, deixou, uma vez mais, a nossa terra mais pobre.


Nota: Queremos agradecer ao Sr. Manuel Luís Costeira, a gentileza que demonstrou, ao disponibilizar a documentação necessária para a realização destes dois textos de memórias, sobre a história do futebol em Abrunhosa do Mato. O nosso muito obrigado.

Sem comentários: