14 fevereiro 2011

História do Futebol em Abrunhosa do Mato

4. O Futebol na Década de 60

     Recheada de excelentes executantes, a equipa de futebol do Vitória Futebol Clube Abrunhosense dos anos 60, era temida por todos os adversários que defrontava e raramente perdia um jogo. A primeira fotografia aqui apresentada será de 1960 e marca um virar de página quanto à naturalidade dos jogadores. Segundo os nossos registos é a primeira vez que existe um jogador de outra localidade a representar o Abrunhosense, neste caso o sr. “Furreca” (guarda-redes), natural da Cunha Baixa (pensamos nós).
Foto: António Joaquim
Da esquerda para a direita:
Em cima – Carlos “Pias”, Alberto, Albino Martins, Luís Trindade, Manuel Marques, “Furreca” (guarda-redes).
Em Baixo – Paulo Duarte, Augusto Rodrigues, Agostinho Ribeiro, António Coelho, António Joaquim.

     Esta segunda fotografia é do ano de 1961, na qual faz parte António Manuel Feliz da Fonseca (filho do sr. "Flor"), a estrela do Abrunhosense da altura que viria a representar a célebre equipa da Académica de Coimbra. Para o observador mais atento, será também curioso verificar que tal como aconteceu com as anteriores gerações de futebolistas Abrunhosenses, esta também emigrou, no entanto, optaram por novos rumos, os da Europa, ao contrário dos seus antecessores que na sua maioria emigraram para África e Américas.
Foto: Café Matilde
Da esquerda para a direita:
Em cima – Adelino Ferrão, Albino Martins, Augusto Rodrigues, Luís Trindade, Manuel Marques, José Teixeira (guarda-redes).
Em Baixo – António Manuel Feliz da Fonseca(?), Carlos Alberto Cardoso(?), Mário Marques, António Joaquim, Armando Costa.

     Foi no final desta década, mais propriamente no dia 1 de Novembro de 1969 que se realizou a primeira Assembleia Geral e se fundou o Centro Recreativo Abrunhosense, nome pelo qual se passou chamar a equipa de futebol – CRA, substituindo o até aí Vitória Futebol Clube Abrunhosense.

3 comentários:

Motojunior disse...

Parabens pelo artigo.

Sílvio A. Abrantes disse...

O nosso conterrâneo António Manuel Feliz da Fonseca (filho do sr. "Flor") usava "Feliz" como nome futebolístico (vejam em http://arquivista.wordpress.com/2007/05/04/epoca-197172-primeira-divisao/, por exemplo). Sugiro, por isso, que alterem a legenda da fotografia, para melhor identificação.

CRDA disse...

Obg Sílvio pela correcção. Estes artigos mais antigos acerca do futebol foram buscar a informação aos Jornais Renascimento e Notícias da Beira, quando o sr. Manuel Luís Costeira aí escrevia as suas crónicas.